ONG Parceiros Voluntários – Transparência como fator crítico de sucesso

Pesquisa e texto para o livro “ONG – Transparência como fator crítico de sucesso”.

O Livro expressa e dá significado ao desenvolvimento do Projeto Transparência organizado pela ONG Parceiros Voluntários. Aborda as transformações, os desafios e os resultados do projeto, além de 12 estudos de casos das Organizações capacitadas. Trabalhamos a partir dos documentos, indicadores, referências bibliográficas e fontes orais. Segue, como exemplo, um dos estudos de caso referente à Sociedade Tênis Educação e Participação Social:

STEPS Sociedade Tênis Educação e Participação Social 

Lá no Arado Velho, hoje bairro Belém Novo, algumas crianças e jovens convivem com o lago, o sol, o mato, o silêncio e o inconfundível som de uma bolinha de tênis. 

Quem participa do projeto Wimbelemdon, desenvolvido pela STEPS, percebe que fazer esporte é também desenvolver competências: habilidades motoras, intelectuais e afetivas. Segundo Constance Müller Piffero (2007), a prática persistente e qualificada do tênis, regada pela motivação na relação treinador aluno, contribui para que crianças e jovens tenham uma percepção positiva quanto a sua competência motora, o que lhes dá mais segurança ao realizar qualquer tarefa desafiadora, seja no esporte, na escola ou na comunidade (…). 

Em 2003, essa organização deu um grande salto, criando o projeto Wimbelemdon, onde as crianças e jovens oriundos de famílias de baixa renda são educados “com” o tênis e não “para” o tênis. Dessa forma, o Projeto vem contribuindo com seus jovens beneficiários para um processo mais positivo no que se refere a essa etapa de suas vidas marcada pela “transição e integração ao mundo” (SPOSITO, 2003, p. 3). 

Além do esporte, os alunos participam de oficinas de leitura, aulas de inglês, oficinas de arte, de cinema e aulas de reforço escolar em turno inverso à escola formal. Aliás, o professor do reforço em matemática, Leonardo Baltazar, foi aluno da OSC quando criança. Além do jovem Leonardo, importantes voluntários foram se somando ao Projeto, como Lídia Rohde, Ricardo Cravo e João Laub. Junto com a equipe técnica e diretiva, eles trabalham em busca da Missão da STEPS, que apresenta o seguinte propósito: 

Através do ensino do tênis integrado à leitura e à complementação escolar, facilitar o desenvolvimento de habilidades e atitudes em crianças em situação de risco social que lhes permitam participar ativamente da sociedade brasileira.

Para tanto, um dos focos da OSC é integrar seus beneficiários através dos eventos esportivos. Em setembro de 2011, por exemplo, dez alunos do Wimbelemdon foram para a Copa Radan de Tênis, em São Leopoldo. Foi a primeira vez que os jovens tenistas participaram de um campeonato fora de Porto Alegre. A Copa Radan é válida pelo circuito SCA de tênis gaúcho. 

Os eventos que envolvem crianças e jovens dentro da OSC são também importantes e possibilitam o contato com tenistas profissionais. Uma vez por ano ocorre o Rolando Arroz, um campeonato inusitado até no nome – referência ao campeonato Roland Garros. No dia do evento, estão a postos para os jogos as trincas compostas por um empresário, um dos alunos da casa e um jogador profissional renomado – Thomaz Koch e Fernando Meligeni, por exemplo. Em 2011 o Rolando Arroz teve sua terceira edição. 

Mas, e o arroz? Ele fica a cargo de um chef convidado que prepara o risoto para os participantes e simpatizantes do Projeto. Logo depois do almoço, costuma haver um bate- papo com os jogadores profissionais presentes, em que as crianças, embora tímidas, fazem perguntas e interagem com seus ídolos. 

Entre trocadilhos e muita diversão, o Rolando Arroz contribui para a educação integral dos pequenos tenistas, assim como os demais eventos que são proporcionados a eles (…).

plugins premium WordPress
Abrir bate-papo
Olá 👋
Como posso ajudá-lo?